Harmonização

Harmonização Orofacial (HOF)

Com certeza já ouviu falar nesse procedimento estético, que equilibra os traços do rosto com preenchimento. harmonização orofacial é um tratamento recente na odontologia e que a técnica busca proporcionar equilíbrio entre a relação estética e funcional tanto do sorriso, quanto do rosto do paciente.

É preciso lembrar que harmonizar uma face, não significa fazer uma aplicação de toxina botulínica, ou um preenchedor. O cirurgião dentista ele busca a integração da face com sorriso, dentes, lábios, medidas ósseas faciais, conseguindo realizar uma estética facial mais harmônica.

Quando recebemos um paciente, é preciso ver, primeiramente, que temos alguém ali, uma pessoa. Esse alguém, em muitos casos, não procura apenas uma resposta para saúde, como também busca levantar a autoestima. Autoestima está diretamente ligada ao bem-estar psicológico e, consequentemente, se sentir seguro de si, seja para trabalhar ou para o simples ato de sorrir em uma fotografia.

Quando recebemos um paciente que busca uma harmonização orofacial, é preciso entender que estamos trabalhando com expectativas de autoestima, mas também que todos somos belos com as nossas diferenças e traços, e é aí que entra a questão ética de saber reconhecer limites em um procedimento.

Portanto, a harmonização orofacial pode ser uma questão muito humana e empática, quando pensamos em pacientes que passam por acidentes ou sofrem com a paralisia facial. Nesses casos tão delicados, a autoestima é gravemente ferida. Cabe ao cirurgião-dentista saber ouvir, conversar, explicar e mostrar o caminho correto para um procedimento seguro e ético. A odontologia deve acontecer além da boca: deve atuar de forma humanizada e entendendo que trabalha com expectativas, desejos e autoestima.

Procedimentos que realizamos:

Preenchimento Facial

O preenchimento facial é uma técnica que injeta componentes modeladores e biocompatíveis que penetram na camada profunda da pele. Seu objetivo é preencher sulcos ou até mesmo aquelas áreas que acabaram perdendo muito volume conforme o avanço da idade, como as rugas.

O preenchimento facial é vastamente utilizado em clínicas de beleza, mas ele é um tratamento que vai além dos benefícios estéticos: tem impacto na saúde bucal da pessoa. Por isso, é também recomendado e realizado por profissionais de odontologia.

Bichectomia

A bichectomia, ou lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico realizado pelo cirurgião dentista e que tem como objetivo reduzir as bochechas, deixando o rosto mais fino e alongado.

Nesse procedimento, acontece a retirada total ou parcial das bolas de Bichat, estruturas gordurosas, também chamadas de corpos adiposos bucais, que ficam localizados entre o maxilar e a mandíbula e conferem o formato arredondado ao rosto.

Apesar de serem formadas por tecido adiposo, as bolas de Bichat não respondem ao emagrecimento, ou seja, elas continuam presentes mesmo que ocorra a perda de peso. Por questões genéticas, muitas vezes, essa estrutura é maior do que o desejado, causando incômodos estéticos ao paciente, por isso, é possível fazer a remoção.

Toxina Botulínica

Entre os recursos estéticos para quem quer rejuvenescer a pele e diminuir as rugas, ou preencher o rosto e os lábios, estão a toxina botulínica e o preenchimento facial à base de ácido hialurônico. Ela age sobre o músculo e algumas glândulas, e impede que impulsos nervosos os alcancem, o que permite relaxamento muscular e redução das contrações e da sudorese. Já o ácido é uma substância natural do corpo mas que perde concentração ao longo do tempo e elimina marcas do rosto causadas por diminuição do colágeno. A aplicação do ácido preenche as marcas de expressão e repõe o volume e contorno perdido da face.

Preenchimento Sulco Nasogeniano

Também chamado de nasolabial, o sulco nasolabial é a marcação na pele que pode ir da narina à comissura dos lábios. O mais comum é que apareça com o tempo, quando o corpo diminui a produção de ácido hialurônico, responsável pelo viço e firmeza da cútis. Portanto, começa a surgir após os 30 anos.

No entanto, o sulco nasolabial é resultado da movimentação facial — é, portanto, uma linha ou marca de expressão. Mesmo com o rosto em repouso, esses sulcos ficam visíveis.

Fios de PDO

O lifting facial com fios de PDO é tão eficiente quanto um procedimento cirúrgico! Ele possui indicação terapêutica na prevenção da flacidez e perda de volume facial com sua técnica e propriedades que estimulam a produção de colágeno.

Desse jeito, prevenindo o aparecimento de rugas, pálpebras e sobrancelhas caídas, além de evitar o temido “bigode chinês”.

Preenchimento Labial

Com a aplicação do ácido hialurônico é possível destacar o contorno dos lábios, aumentar o volume, projetá-los para fora e corrigir imperfeições, deixando-os com aspecto jovem, hidratado e brilhante. O procedimento possui efeito temporário, o que é positivo, pois com o passar dos anos haverá modificações na face causadas pelo envelhecimento. Ele é minimamente invasivo e a aplicação tem duração de aproximadamente 30 a 40 min (dependendo da quantidade de produto aplicada). Importante citar também, que o ácido hialurônico é uma substância produzida pelo corpo humano, portanto, não tem riscos de rejeição do organismo.

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. Seu princípio é semelhante ao da acupuntura, porém, localizado e múltiplo, produzindo efeito apenas na área tratada. Seu resultado mais proeminente é a indução de colágeno e de outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme. A técnica pode ser feita por rollers (mais comum), canetas elétricas ou carimbos. É sempre importante observar se o material utilizado tem autorização da Anvisa para uso, e se as agulhas são estéreis. Em nenhuma hipótese estas podem ser reutilizadas, mesmo que no próprio paciente.

A técnica mais popular é a minimamente invasiva, na qual o procedimento é realizado apenas com creme anestésico. Na técnica cirúrgica, o microagulhamento é feito de forma mais intensiva e com o paciente anestesiado em ambiente cirúrgico. Usualmente, a técnica minimamente invasiva oferece resultados após uma sequência de aplicações em intervalos regulares (comumente mensais), enquanto a técnica cirúrgica pode já oferecer resultados visíveis em apenas uma sessão.

Ultrassom Microfocado

o Microfocado é um tratamento estético que foi desenvolvido com o intuito de proporcionar o efeito lifting no rosto e no corpo sem cirurgia.
Utilizando a tecnologia das ondas do ultrassom, o procedimento atinge e aquece as camadas mais profundas da pele sem danificar as camadas superficiais.
Esse tratamento consegue mapear toda a estrutura da pele e atuar apenas nos pontos necessários.

O aquecimento causado pelo Microfocado gera contração das fibras colágenas e estimula síntese de novo colágeno. A contrasão muscular causada pelo procedimento causa o efeito de lifting facial imediato após o tratamento e se prolonga por meses, sendo seu ápice por volta do quinto mês.

MD Codes

O MD Codes é uma técnica criada por um brasileiro, na qual ele lista 30 pontos essenciais na face que contém musculatura, gordura e ossos importantes para o sustentamento do rosto.

Após esse mapeamento realizamos  preenchimento dérmico com ácido hialurônico, promovendo um Lifting Facial natural sem uma aparência falsa em pouquíssimo tempo

Ao longo dos anos, as pessoas  envelhecem e perdem essa gordura que sustenta, tem um diminuição na musculatura e uma reabsorção óssea destas características de sustentacão do rosto.

Então esse procedimento funciona como um lifting facial temporário focado em prevenir os efeitos do envelhecimento e da perda da sustentação do rosto.

Antes e Depois

Marque sua consulta