Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade responsável por corrigir a posição dentária e dos ossos maxilares que estiverem posicionados de forma inadequada. Visa a harmonia do sorriso através do correto alinhamento dos dentes, suporte ósseo, lábios e do equilíbrio facial.

Dentes tortos e que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente devido à deterioração e à doença periodontal. Também podem causar um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar à dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Além disso, prejudicam a aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e é indicado para pacientes de todas as idades, desde que sejam respeitados os limites biológicos de cada um. Atualmente, o efeito combinado de novas tecnologias fornecem ferramentas para aumentar a eficácia e reduzir o tempo do tratamento ortodôntico.

Ortodontia preventiva

Nesta fase a ortodontia age no intuito de prevenir a instalação de problemas de oclusão ou de mal posicionamento dentário. Isso ajuda a evitar que o paciente precise usar aparelho fixo no futuro ou passe por procedimentos como extração dentária ou cirurgia ortognática. Nesta etapa preferencialmente utilizamos aparelhos removíveis e uma abordagem educativa a fim de remover maus hábitos que possam causar a má-oclusão, como chupar dedo, usar a chupeta por tempo prolongado e morder objetos.

Ortodontia Corretiva

Na ortodontia corretiva corrigimos problemas de oclusão e posicionamentos dentários, seja a dentição permanente ou mista. Esse tipo de tratamento normalmente é o mais comum, já que muitos pacientes acabam deixando para tratar de seus dentes quando o problema já está instalado na cavidade oral. São utilizados preferencialmente aparelhos ortodônticos fixos, que podem ser os tradicionais metálicos e os “incolores”, cerâmicos, bastante discretos.  Nesta etapa faz-se a movimentação gradativa dos dentes para corrigir o posicionamento e resolver problemas de apinhamento, má oclusão, diastema, etc.; promovendo, assim, uma melhor saúde bucal e estética facial.

Alinhadores Ortodônticos Estéticos

“Aparelho invisível” é o nome que se dá popularmente aos alinhadores ortodônticos, que são utilizados pelos dentistas principalmente para alinhar os dentes de seus pacientes, de forma discreta, confortável e rápida.

Muito mais Conforto: os alinhadores não possuem bráquetes colados aos dentes ou fios de metal, sendo muito mais confortável que o tratamento com aparelhos tradicionais.

Toda sua Liberdade: os alinhadores podem ser facilmente removidos a qualquer momento! Você pode comer sem se preocupar em ter comida no aparelho!

A Estética Perfeita: os alinhadores são praticamente invisíveis! Use sem constrangimento no trabalho, na escola, com a família ou com os amigos, e ao final do tratamento ainda sorria com muita mais confiança!

A melhor tecnologia: o seu tratamento é planejado com o auxílio de sofisticadas ferramentas digitais, prevendo a movimentação que cada um dos seus dentes precisa fazer para que seu sorriso fique mais bonito.

Tratamento DTM

ATM é o nome da articulação que fica próxima ao ouvido, bilateral, que liga o osso temporal à mandíbula. Além de ossos, esta articulação é composta de ligamentos, disco articular e músculos. A ATM controla todos os movimentos da mandíbula.

A Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) inclui sintomas como ruídos na articulação ( estalos e creptação),dores de cabeça frequentes, zumbido e sensação de ouvido entupido, dores no pescoço e ombros,  e até mesmo dificuldades para abrir e fechar a boca ( cansaço para mastigar). Embora seja um quadro comum, esse transtorno é pouco conhecido e, por isso, pode demorar a ser identificado. Além disso, o bruxismo – caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes – também pode estar relacionado ao surgimento dos problemas na ATM.

A DTM pode ser tratada de forma conservadora e multidisciplinar. Para saber mais sobre as opções disponíveis, o ideal é consultar um cirurgião-dentista especializado no tema. Lembre-se: mesmo em tratamento, é possível ter algumas crises de dor na ATM ao longo do tempo. Ainda assim, existem técnicas simples e não-invasivas para contornar o problema. Dessa forma, é possível conviver de forma mais tranquila com o transtorno.

Gostaria de saber mais informações ou agendar uma avaliação sem compromisso?

Clique abaixo e entre em contato conosco!

Depoimentos

Marli Vitória

Odilon Rodrigues

Marque sua consulta