Implantes Dentários

Implantes Dentários são parafusos de Titânio, instalados cirurgicamente com a finalidade de substituir um ou todos os dentes ausentes. Esses parafusos substituem a raíz de dente perdido e devolvem a capacidade mastigatória e estética do sorriso, semelhantes aos dentes naturais.

Normalmente é feito em duas etapas: Uma para inserção do Implante propriamente dito e outra após alguns meses para a colocação da prótese. Em alguns casos, é possível a colocação do dente imediatamente à colocação do Implante Odontológico.

Com as novas tecnologias dos tratamentos de superfície dos Implantes, as cirurgias se tornaram mais simples, a finalização dos tratamentos mais rápida, previsível e duradoura, e o ganho na estética nas próteses livres de metal.

O índice de sucesso dos tratamentos de implante dental é superior à 97%. Este alto índice está relacionado com a experiência clínica, tanto na técnica e material utilizado, quanto na seleção biológica do paciente. Através de exames de saúde é possível saber se o paciente está apto ao procedimento. Mesmo em casos onde ocorre falha, procedimento pode ser refeito.

Assim, justifica-se a necessidade de realizar exames prévios ao procedimento cirúrgico. Exames radiográficos, tomográficos e exames sanguíneos são fundamentais.

Procedimentos que realizamos:

Implante Unitário

O dentista substitui a raiz do dente colocando o pino de titânio e posteriormente confeccionando um dente artificial de porcelana, substituindo a coroa do dente, parte que vemos.

Se a pessoa tiver perdido poucos dentes não sequenciais esse é o procedimento mais indicado,

Implantes Múltiplos

Quando existem vários dentes ausentes, a capacidade de mastigação pode estar muito comprometida, assim como a estética do sorriso. Neste caso, a melhor opção é realizar vários implantes dentários.

A instalação dos implantes deve ocorrer o mais rápido possível para evitar que o processo de atrofia óssea ocorra nas regiões desdentadas.

Vantagens

• Os dentes vizinhos permanecem íntegros

• A nova coroa é presa diretamente no implante o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural

• Resultado estético e funcional excelente

• Facilidade do tratamento, pois os componentes protéticos são pré-fabricados

• Não é afetado por cárie e infiltração

• É possível colocar uma coroa provisória logo em seguida da colocação do implante (algumas situações)

• A instalação do implante estaciona a atrofia óssea que ocorre após a perda de dentes

Implante total ou

Protocolo de Branemark

A reabilitação oral com implante de todos os dentes (implante total) é certamente uma solução para pessoas que perderam todos os dentes de uma arcada ou que gostaria de trocar sua prótese móvel por uma prótese fixa sobre implantes.

A perda dos dentes com toda a certeza prejudica a qualidade de vida e a autoestima de uma pessoa.

A beleza do sorriso fica comprometida e a mastigação prejudicada. Uma prótese fixa é certamente capaz de transformar a vida de quem sofre pela ausência dos dentes. Entretanto, é recomendada a reabilitação com implantes o quanto antes possível após a perda dos dentes para evitar a perda óssea (reabsorção óssea).

Os implantes são cirurgicamente colocados no osso – normalmente 6 no maxilar (superior) e 4 na mandíbula (inferior). Depois de cicatrizados, uma prótese é fixa sobre eles. A prótese dentária pode ser confeccionada em diferentes materiais, que vão desde a resina até a porcelana com estrutura de zircônia metal free (mais estética e livre de metais).

Implante Zigomático

Pessoas que usam dentadura por muito tempo acabam sofrendo perda dos ossos na região maxilar, que são reabsorvidos pelo organismo por falta de uso, gerando uma atrofia óssea.

Nesses casos, a prótese já não para mais na boca, por não se fixar de forma adequada, causando desconforto e dificultando a mastigação e a fala.

Para corrigir essa situação, o implante zigomático pode ser a solução para quem usa dentadura, e teve perda óssea severa. Além de mais prático, esse procedimento evita que o paciente precise realizar cirurgias de enxerto ósseo, que são mais complicadas e acabam trazendo mais desconforto ao paciente.

O simples fato de não precisar realizar um enxerto ósseo faz desse tipo de implante uma das técnicas mais inovadoras da atualidade. Casos de difícil reabilitação oral têm sido solucionados por meio desse procedimento, com ótimos resultados funcionais e estéticos. A prótese dentária fica firme sem qualquer possibilidade de se deslocar.

Sendo assim, o processo cirúrgico evita que o profissional tenha que remover o osso da crista ilíaca, que é o osso da bacia, ou de outras partes do corpo. Por isso, o pós-operatório é infinitamente mais rápido e menos doloroso do que as técnicas de enxertia óssea.

O implante ajuda na recuperação da autoestima de pessoas que estão há muito tempo sem dentes ou utilizando dentaduras. Entre as vantagens, a prótese permite sentir melhor o gosto dos alimentos e aprimora a mastigação.

Implante de Zircônia

A zircônia, ou óxido de zircônio, é um material que substitui o metal em tratamentos odontológicos, pois este oferece um aspecto mais acinzentado e menos estético. Ela é um tipo de porcelana, que serve para ser aplicada na infraestrutura das próteses.

A zircônia proporciona um resultado mais natural, pois o material é translúcido e, por isso, assemelha-se à cor dos dentes. Assim, não há a presença de sombras, como acontece em próteses que utilizam o metal, o que deixa o sorriso do paciente mais harmônico e esteticamente bonito.

O implante dentário com zircônia é indicado para vários casos clínicos, sendo combinado, também, com outras técnicas, a exemplo das facetas de porcelana e das lentes de contato dental. 

 

De forma geral, essa técnica é recomendada para estes tratamentos odontológicos:

  • bruxismo (o hábito de ranger involuntariamente os dentes);
  • gengivite (infecção na gengiva);
  • acidentes na dentição;
  • maus cuidados com a estrutura dentária.

O material, hoje em dia, é uma estrela nos consultórios, devido à versatilidade e à possibilidade de trazer uma aparência melhor para a boca, principalmente após o escurecimento do dente com tratamentos de canal ou traumas dentários, com grande perda da função e da estética dental.

Enxerto ósseo

O que é enxerto ósseo?

A raiz dos nossos dentes se mantém fixa na boca em função do osso alveolar. Ele atua como base para sustentar a dentição, mas para que cumpra bem o seu papel, é preciso ter uma boa qualidade e estar presente no organismo em uma quantidade adequada.

Não é raro que algumas pessoas apresentem complicações provenientes de perdas dentárias. Quando um dente é perdido, por exemplo, o processo alveolar deixa de existir e o osso naquela região inicia os processos de remodelação/reabsorção.

A tendência é o volume do osso na área onde ocorreram as extrações reduzir tanto em altura quanto em largura ao longo dos anos. Esse processo muitas vezes inviabiliza a instalação de implantes.

Os enxertos ósseos são indicados em casos onde dentes serão extraídos e se deseja preencher preventivamente o vazio que ficará após a remoção das raízes, e em casos em casos onde o osso remanescente após extrações dentárias precisa ter o seu volume aumentado para permitir a instalação de implantes.

Cirurgia guiada ou sem cortes

Conhecido como cirurgia guiada, o implante sem corte é uma técnica de implante dentário marcada pela ausência de incisões, eliminando a necessidade de pontos. Para realizar o procedimento, o dentista faz tomografia computadorizada da boca do paciente e uma simulação do tratamento, escolhendo os pontos onde os implantes serão instalados.

Como o tratamento funciona?

A diferença desse procedimento em relação ao implante tradicional é que não há cortes nas gengivas, e sim uma incisão, do diâmetro exato do implante. Dessa forma, não é necessário fazer suturas, e a recuperação do paciente é mais rápida.

Dr. Cristiano Schroeder

CRO-SP 58107

  • Prof Titular de Implantodontia na Funorte
  • Ex. Prof. Titular em Implantodontia APCD
  • Ex. Prof. Coordenador dos cursos de Especialização e Atualização em Implantodontia APCD
  • Ex. Prof. Coordenador dos cursos de Especialização em Implantodontia Unicsul
  • Especialista em Implantes
  • Mestre em Implantes
  • Doutor em Implantodontia
  • Especialista em Prótese Dentária
  • Especialista em Saúde Bucal
  • Ministrador de cursos e palestras na área de Implantes
  • Autor de artigos publicados em revistas científicas
  • Congressos e encontros profissionais Intenacionais – Itália, Portugal, Yorba Linda (USA), Nova York (USA), França, Argentina, Dinamarca e Mônaco.
  • Atuando na área de Implantes há 20 anos.

Gostaria de saber mais informações ou agendar uma avaliação sem compromisso?

Clique abaixo e entre em contato conosco!

Depoimentos

Marli Vitória

Odilon Rodrigues

Marque sua consulta