Cirurgia Buco Maxilo Facial

A cirurgia bucomaxilo facial é um procedimento bastante específico que, quando indicado e feito por um profissional responsável, pode trazer excelentes resultados. Este tipo de cirurgia trata doenças e tumores da boca, além de corrigir anomalias faciais como maxilar ou mandíbula muito grande, pequena ou desviada para os lados – as chamadas assimetrias. A cirurgia bucomaxilo facial faz parte da área de traumatologia e é indicada, ainda, para casos de impactos nos quais o maxilar é atingido. 

O cirurgião bucomaxilo facial é um profissional de odontologia que, além da faculdade, fez um curso de pós-graduação realizado em ambiente hospitalar. A duração deste curso varia de dois a quatro anos de dedicação exclusiva, mas forma um craque que conhece tudo sobre traumas de face e ossos do crânio.

Procedimentos que realizamos:

Artroscopia das ATMs

É um procedimento minimamente invasivo de caráter diagnóstico e terapêutico, realizado sob anestesia geral. Não deixa cicatriz evidente, normalmente o paciente vai de alta hospitalar após 8h do procedimento, necessitando em média de apenas 4 dias de afastamento das atividades diárias. A artroscopia das ATM`s é um procedimento super moderno, altamente tecnológico, e relativamente novo aqui no Brasil.

A artroscopia das ATM`s permite o diagnóstico de patologias intra-articulares como sinovites, aderências e condromalácias (que não podem ser vistos em outros exames), com a grande vantagem que permite também o tratamento dessas patologias no mesmo procedimento, através de irrigação, cauterização e aplicação de medicações.

Procedimento de cauterização de sinovites (para diminuir o processo inflamatório dentro da articulação).

Extração dos Dentes do SISO

O último dente da arcada dentária que geralmente cresce depois da fase de evolução dentária e acaba por trazer certas complicações para o indivíduo.
Embora o termo “cirurgia” às vezes assusta o paciente, é mais correto dizer que são apenas procedimentos de correção, ou seja, não envolvem grandes riscos operacionais, porém são de vital importância para o desempenho bucal do paciente.
Os terceiros molares (dentes do siso) podem gerar inúmeros problemas na cavidade bucal. Dentre eles, podemos citar: dor, cárie, perda óssea, aparecimento de cistos e tumores associados, apinhamento nos dentes vizinhos, dentre outros.

Apesar de ser uma cirurgia relativamente simples, realizá-la com um profissional especialista e experiente nesse tipo de cirurgia faz toda diferença.

Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática é um procedimento necessário para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula, e, por consequência, o posicionamento dentário de pacientes que apresentam diferentes graus de assimetria na região.

O posicionamento inadequado da mandíbula, maxila e cornetos podem prejudicar não só a aparência da região, mas também aspectos vitais, como o funcionamento das articulações empregadas na mordida, a saúde dos tecidos periodontais e até a função respiratória.

Mesmo se tratando de um procedimento cirúrgico que exige perícia e refinamento, a cirurgia ortognática traz resultados muito assertivos e seguros, tanto em relação às muitas melhorias na qualidade de vida do paciente quanto em sua autoestima.

A técnica proporciona modificações estéticas muito positivas para a harmonia da face. Uma das maiores vantagens dessa técnica é a ausência de cicatrizes, pois a intervenção é realizada na parte interior da boca.

Quando a cirurgia ortognática é recomendada?
Geralmente, os fatores que desencadeiam anomalias do crescimento ósseo na região têm causas genéticas, e quando são acentuadas, acabam causando a desarmonia na estrutura do maxilar. Como se trata de um problema originado nos ossos, a sua correção precisa ir além do tratamento com aparelhos ortodônticos.

Por se tratar de uma solução definitiva para solucionar a assimetria óssea, a cirurgia ortognática requer um planejamento prévio cuidadoso por parte do dentista, do ortodontista e do paciente. É comum que o uso de aparelho ortodôntico anteceda o procedimento, pois o dispositivo auxilia no posicionamento estratégico dos dentes antes da realização do reposicionamento dos ossos da parte inferior da face.

A cirurgia ortognática também requer alguns cuidados especiais durante o período pós-operatório. Além de medicação específica, a recuperação total do paciente também envolve repouso, cuidados com a alimentação e fisioterapia.

Em alguns casos, também pode ser necessário que o paciente finalize o processo com a ajuda de tratamentos ortodônticos e outros procedimentos como implantes dentários e outros tratamentos estéticos. O resultado final é notável e trará melhorias perceptíveis para o seu rosto e sorriso.

Patologias orais e Maxilofaciais

Uma infinidade de processos patológicos acometem a boca e a região maxilo-facial. Dentre eles cistos e tumores que envolvem os ossos maxilares causando expansão e destruição dos mesmos. Existem diversas manifestações bucais de doenças oriundas de fungos, protozoários, vírus, bactérias etc. Além de outros processos malignos que quando diagnosticados precocemente, possuem uma alta taxa de cura.
Diversas lesões bucais e maxilofaciais não apresentam sintomas visíveis, por esta razão um exame clínico e imagenológico de rotina se faz necessário.

Prof. Ms. Renato Tiosso

  • Especialista em Cirurgia Buco Maxilo Facial desde 1998
  • Mestrado em Periodontia
  • Pós Graduado Cirurgia Ortognática
  • Pós Graduado Cirurgia da ATM

Gostaria de saber mais informações ou agendar uma avaliação sem compromisso?

Clique abaixo e entre em contato conosco!

Depoimentos

Marli Vitória

Odilon Rodrigues

Marque sua consulta