Ter uma higiene bucal efetiva todos os dias, com escovação correta e o uso do fio dental sempre após as refeições, é muito importante para manter a saúde bucal e prevenir alguns problemas que podem prejudicar o bem-estar do paciente.

Ter uma higiene bucal efetiva todos os dias, com escovação correta e o uso do fio dental sempre após as refeições, é muito importante para manter a saúde bucal e prevenir alguns problemas que podem prejudicar o bem-estar do paciente. As condições mais comuns que podem ocorrer na boca e nos dentes são o tártaro, a cárie, o mau hálito e a gengivite e, para deixar você por dentro de cada um deles, a MaisDental fez um pequeno resumo sobre os principais sintomas e tratamentos de cada um. Confira abaixo:

Tártaro

Você já ouviu falar em limpeza de tártaro? Esse procedimento é um dos mais comuns no consultório e retira a camada de bactérias que se formou ao redor do dente – que, quando não é tratada, acaba se calcificando e formando uma camada amarelada chamada tártaro. Além de facilitar a ação das bactérias na estrutura do dente, o tártaro também pode causar inflamação e retração da gengiva e outros problemas mais sérios com o passar do tempo, como o surgimento de manchas marrons e a deterioração do dente ao ponto de precisar extraí-lo. Não deixe de fazer a escovação correta em casa e, caso necessário, pergunte ao dentista se você precisa fazer uma limpeza de tártaro de tempos em tempos.

Cárie

Quando ocorre o acúmulo de bactérias na superfície do dente e ela não é tratada, é possível que uma cárie se forme nesse local. Essas bactérias se alimentam dos restos de comida que ficam nos dentes quando não há uma boa escovação ou uso do fio dental. Com o passar do tempo, a cárie pode evoluir para manchas amarelas ou marrons, depois uma pequena lesão no dente que atinge a primeira camada. É comum que ocorra um dano da segunda camada e o aumento da sensibilidade e, e caso venha a atingir o nervo ou polpa do dente, o paciente poderá sentir dor aguda, pulpite (inflamação da polpa do dente) ou abcessos. Em casos muito extremos, o único tratamento da cárie é a retirada do dente prejudicado.

Por isso, não deixe de fazer a higienização correta dos dentes, com escovação e fio dental, e mantenha uma alimentação com consumo inteligente do açúcar. Além disso, busque a orientação do seu dentista de confiança caso note manchas ou buracos escurecidos em seu dente.

Mau hálito

O mau hálito pode ser causado por diversos fatores, como o acúmulo de bactérias na boca ou restos de comida que ficaram presos entre os dentes. Outra causa comum é a chamada saburra lingual, quando há uma descamação da mucosa bucal que fica concentrada na língua (formando uma superfície esbranquiçada). Caso você esteja com mau hálito persistente e que não parece melhorar com o passar dos dias, faça uma visita ao seu dentista para descobrir o motivo e iniciar o tratamento adequado. Certos alimentos, o tabagismo, alguns medicamentos ou até mesmo o hábito de beber pouca água podem causar desconforto, que pode ser individual e também social.

Gengivite

A gengivite também é formata pela atuação das bactérias na boca, que passam a se alimentar dos restos de alimentos que ficaram próximos aos dentes. Uma vez inflamada, a gengiva fica mais sensível, inchada e avermelhada, podendo sangrar com facilidade durante a escovação ou uso do fio dental. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para uma periodontite, um quadro mais grave que prejudica de forma séria a saúde da boca.

Ao notar os sintomas ou manchas de sangue ao comer uma fruta ou escovar os dentes, é possível que sua gengiva esteja em processo de inflamação ou já inflamada. Para trata-la, busque a orientação do seu dentista de confiança.

Agende uma consulta na Laser Odonto!

texto extraído de: maisdental.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *