Quase todos nós perderemos pelo menos um dente em nossas vidas, seja por cárie ou por acidente. Dependendo de onde o dente estava situado, acabamos deixando esse espaço em vez de pensar em colocar um novo dente.
Tenho certeza que ninguém quer viver sem um dente, mas a preocupação é ainda menor quando ele está localizado na frente por razões óbvias, onde não é uma área visível aos olhos dos outros.
Quando perdemos um dente do fundo da boca essa preocupação acaba sendo menor, pois você pode usar seus outros dentes para morder e mastigar sua comida e ninguém verá esse espaço vazio, então por que se preocupar em fazer um tratamento para substituí-la?
Bem, existem algumas razões muito importantes, segundo Dr. Bruno Puglisi.
Se a perda de um dente é na frente afeta diretamente a aparência da pessoa, causando uma impressão de descuido com a saúde, relaxamento, falta de higiene e até credibilidade em sua vida profissional e social.
Já quando a perda de um dente numa região mais posterior, pode inicialmente não te preocupar, mas com o tempo toda uma alteração dental e facial começará a partir dessa perda.
Uma das funções dos dentes é apoiar as bochechas. Se faltarem dentes na parte lateral posterior da boca, isso pode fazer com que a bochecha dessa área possa parecer murcha com o tempo. Da mesma forma, quando um dente é perdido, o osso nessa área é reabsorvido, ou seja, como não termos mais o dente para estimula esse osso, ele começa a se diminuir,o que futuramente ficará visível e o pior é que tudo dificultará a colocação de um implante caso esse seja o tratamento que você possa optar por fazer.
Lembrando também que ao longo de nossas vidas os dentes estão sempre em movimento, como uma criança que chupa o dedo, por exemplo: fica claro que precisará colocar um aparelho para correção mordida aberta que isso lhe causou. Ao perder um dente de baixo, por exemplo, com tempo os dentes de cima irão começar a descer, os dentes vizinhos irão se inclinar e quando esses dentes se movem, eles também deixam espaços para os outros dentes se moverem. Este efeito dominó gradual irá afetar todos seus dentes, suas aparência e até dores maxilares.
Outro problema é que, quando um dente é perdido, usamos naturalmente outros dentes para mastigar. Isso pode danificar o dente ao longo do tempo. Por exemplo, os nossos dentes posteriores são aqueles criados para triturar e mastigar a nossa comida e isto os sobrecarrega muito. E é uma das razões pelas quais estes dentes são um dos mais prováveis de necessitar a reposição. Se aquele dente for perdido e usarmos os dentes à sua frente, embora possa parecer razoável pelo menos no início, esses dentes não foram criados para essa função e com o tempo essa carga maior sobre ele pode causar mais um dente perdido.
Muitos podem falar que tratamento é caro, não tenho condições ou tenho medo de dentista, vou empurrar esse problema para frente. Mas digo que isso será mais caro, mais prejudicial para toda sua saúde bucal e uma hora essa conta chega infelizmente.
Existem diversas formas de se reconstruir esse dente que vai desde uma simples prótese, nem que seja provisória até você se programar para algo mais definitivo, como próteses fixas e o implante dental que com certeza será a melhor das opções.
Portanto, não deixe para amanhã o que pode ser resolvido e planejado com antecedência. Procure seu dentista, explique suas condições e ele com certeza irá te ajudar da melhor forma
Fonte:
saude.ig.com.br
Bruno Puglisi