Hoje em dia, as áreas da dentística e estética andam lado a lado na promoção da saúde bucal, na melhora da aparência dos dentes e da qualidade de vida das pessoas.
Embora ambas as abordagens compartilhem o objetivo, essas abordagens diferem em suas prioridades e técnicas, o que pode gerar algumas dúvidas e confusões entre os profissionais do setor.
Pensando nisso, elaboramos um artigo que aborda a relação entre a dentística e a estética e como a união dessas áreas pode trazer muitos benefícios para os pacientes. Confira!
O que é dentística?
A dentística é a disciplina da odontologia que tem foco na restauração de dentes afetados por cáries, fraturas ou outras lesões. A principal finalidade desta abordagem é a preservação da função e a manutenção da integridade dos dentes naturais.
Os profissionais desta área atuam em procedimentos que visam remover o tecido danificado e restaurar a estrutura dentária. Normalmente, para isso, os profissionais utilizam resinas compostas ou amálgama, no sentido de garantir que o dente comprometido possa voltar a desempenhar suas funções normais.
O que é estética dentária?
Já a estética dentária é uma abordagem que atua na melhoria da aparência dos dentes e do sorriso geral. Enquanto a dentística busca a manutenção da função dos dentes e a restauração, a Estética tem como finalidade a promoção de sorrisos bonitos e harmônicos.
Somado a isso, a estética dentária também atua no equilíbrio facial, nos contornos gengivais e outros fatores que promovem um sorriso bonito e atraente. Seu objetivo principal, sem dúvida, é a melhoria da autoestima e da confiança.
Quais as vantagens da união da dentística e estética?
A união entre a dentística e a estética traz uma abordagem completa, que abrange a funcionalidade dos dentes e também a sua aparência. Confira as principais vantagens dessa combinação:
Sorrisos saudáveis e bonitos
A harmonia entre a dentística e a estética possibilita que os pacientes tenham sorrisos aparentemente bonitos e atraentes, mas também que eles sejam, de fato, saudáveis e funcionais, garantindo a saúde bucal adequada.
Tratamentos personalizados
A combinação dessas abordagens odontológicas permite que os profissionais adaptem os tratamentos às necessidades e desejos individuais de cada paciente, tornando os resultados ainda mais satisfatórios.
Prevenção de possíveis problemas
A dentística é uma área capaz de identificar e tratar problemas dentários antes mesmo que eles se tornem graves, comprometendo a estética e a saúde dos dentes, enquanto a estética ajuda a evitar futuras complicações ao melhorar a aparência e a higiene bucal.
Autoconfiança elevada
Ao melhorar a estética do sorriso, o paciente tende a ter uma melhora da autoestima e da autoconfiança, proporcionando mais segurança ao sorrir, melhorando, inclusive, a qualidade de vida.
Quais os principais procedimentos dentísticos e estéticos mais comuns?
Cada uma dessas abordagens executam diferentes procedimentos. Confira os principais:
Dentística
A área dentística inclui diversos tipos de tratamentos, como obturações, tratamento de canal, restaurações de dentes quebrados, tratamento de cáries e restaurações em amálgama ou resina.
Estética
Por outro lado, a odontologia dentística pode realizar procedimentos como clareamento dental, facetas de porcelana, coroas de cerâmica, alinhamento ortodôntico, implantes dentários, harmonização facial, bichectomia, lifting gengival, alinhadores ortodônticos invisíveis e correção de imperfeições cosméticas.
Ficou interessado(a)? Agende uma consulta com nossos profissionais!
fonte: texto extraído de: dentalproclin