Desde crianças ouvimos que alguns alimentos fazem mal para os dentes, enquanto outros nos ajudam a ter dentes fortes. O fato é que alguns hábitos alimentares têm mesmo influência na saúde e na estética dos dentes. Uma dieta desequilibrada, rica em açucares, amido e outros carboidratos, bem como higienização oral inadequada, são os inimigos da saúde bucal.

A nossa boca é naturalmente habitada por bactérias que se “alimentam” de fragmentos alimentares que se aderem na superfície dentária, principalmente alimentos ricos em açúcar. Isso resulta em liberação de ácidos que atacam o esmalte dentário, tecnicamente chamado desmineralização. O avanço desse desgaste do esmalte pode então levar ao surgimento de cáries.

Estes alimentos se aderem na superfície dentária com facilidade, portanto se a pessoa não escovar os dentes direito e não usar fio dental regularmente, poderá haver o acúmulo de placa bacteriana. Outro problema bucal que pode piorar com uma alimentação desequilibrada é a doença periodontal. Ela é certamente a maior causa de perda dentária em adultos.

Trata-se de uma doença de origem bacteriana que causa inflamação e destruição dos tecidos de suporte dos dentes. O paciente com doença periodontal precisa estar com o sistema imunológico reforçado para seu controle, portanto deve optar por uma alimentação equilibrada, preferindo ingerir frutas, verduras, legumes, fibras e carnes magras, ao invés de alimentos ultra processados e pobres em nutrientes.

Alimentação e a influência sobre a estética do sorriso

Os pigmentos de alimentos e bebidas que são muito coloridos, como beterrabas, cenouras, açaí, café, vinho e suco de uvas, chás, refrigerantes podem penetrar o esmalte dentário e causar manchas bem como amarelamento dos dentes.

O escurecimento não acontece em apenas uma ingestão, mas os pigmentos vão se acumulando ao longo dos anos. Para evitar este problema, a ingestão destes alimentos deve ser moderada e a escovação após cada refeição é recomendada, a fim de remover os pigmentos da superfície dentária.

Leia sobre clareamento dental

Alimentos que favorecem a saúde dos dentes

Comer alimentos ricos em cálcio, como por exemplo leite e derivados, ajudam no fortalecimento do esmalte dentário. Alimentos naturais, variados e coloridos são primordialmente importantes para manter o sistema imunológico fortalecido. Sobretudo, dê preferência por frutas, verduras, legumes, grãos, carnes magras, grãos e fibras.

Água – as empresas de abastecimento de água adicionam flúor na água potável, um elemento importante para manter a mineralização do esmalte dentário e por consequência evitar cáries. Além disso, a ingestão de água ajuda na produção de saliva. Ela ajuda a limpar a superfície dentária e manter o ph bucal equilibrado.

Alimentos que podem prejudicar a saúde dos dentes

Se houver consumo exagerado ou quando não há higienização oral inadequada após as refeições:

Comer alimentos ricos em açúcar – não apenas o açúcar refinado, como também alimentos que contenham açúcar natural, como as frutas (frutose) e leite (lactose) alimentam as bactérias presentes na flora bucal e causar cáries.

Alimentos ácidos – refrigerantes e frutas cítricas, como limão e abacaxi, podem causar desmineralização e erosão do esmalte dentário.

Produtos ricos em farinha refinada, como pães, bolos e biscoitos – Eles impregnam na superfície dentária com mais facilidade e levar ao acúmulo de placa.

Alimentos muito duros, como as balas, podem causar fraturas nos dentes, principalmente naqueles que já estão enfraquecidos.

Últimas postagens